Teoria do Dinheiro

Click here to edit subtitle

5 razões para começar a trabalhar com email marketing

Cada vez é mais difícil manter o mesmo ritmo sem se tornar cada vez melhor. O mundo da tecnologia está a evoluir de tal maneira que bons negócios hoje ficam para trás amanhã muito facilmente, muitas vezes sem estarmos há espera. Sempre há alguém melhor, sempre há alguém com ideias, sempre há alguma coisa que não sabemos e que nos obriga a manter atualizados. 


Uma das ferramentas mais poderosas que existem é o email. E para empresas ou profissionais, o email pode tornar-se na arma letal para abater a concorrência ou grande parte dela. Sabemos que existem blogueiros que criam um blogue, escrevem alguns artigos, partilham no Facebook e esperam que o leitor visite e acompanhe regularmente. Não é assim que funciona um blogue de sucesso. Exige trabalho, exige investimento, exige ter ferramentas de qualidade, entre elas, o email marketing. Veja só: 

Porque devo começar a trabalhar com email marketing? 

A maior parte dos blogues apenas partilha conteúdo por Facebook e nada mais. A rede social mais usada do mundo é o limite para esses blogues, o que lhes dificulta a divulgação dos seus conteúdos. Além disso, o Facebook está agora de tal forma concorrido que por mais seguidores que tenha, sempre é difícil divulgar os conteúdos e rentabilizá-los decentemente. Por outro lado, através de email marketing, você pode assegurar-se que os seus conteúdos são entregues aos seus seguidores. Para os seus seguidores mais fieis, entregar o seu conteúdo via email é a garantia que o mesmo chegará até eles, o que muitas vezes não acontece com blogues.

Email marketing, uma porta aberta para o leitor

Ter um blogue e publicar conteúdo, significa exatamente o mesmo que ter um restaurante e produzir comida. Porém, quando não há divulgação, como você fica à espera que o leitor venha ter consigo, o dono do restaurante fica à espera que o cliente entre e se sente para almoçar. Nos dias de hoje, não dá mais para esperar que o leitor veja o seu conteúdo. As redes sociais e principalmente o email marketing, são as melhores ferramentas para levar o conteúdo até ao leitor. 


Existem duas razões que levam o email marketing a ter excelentes resultados para os blogueiros que saibam fazer uso destas "arma" de informação. Se por um lado, aqueles que assinam os seus conteúdos são aqueles que estão realmente interessados neles, o que garante que o leitor específico que um nicho de mercado se mantenha junto seu espaço, por outro lado, você pode entregar o conteúdo correto ao leitor correto, e convidá-lo a vir até ao seu espaço online. 

Menos concorrência, comparativamente a redes sociais 

Quem trabalha com redes sociais sabe que agora está mais difícil divulgar conteúdos. E sempre fica chato quando escrevemos conteúdo de qualidade e um simples desafio ou uma anedota qualquer tornam-se virais, deixando os nossos conteúdos para trás. É assim a realidade das redes sociais, e não podemos mudar isso, assim como não podemos mudar o mercado de divisas. Porém, através do email, a concorrência é menor e há espaço para todos, seja para si ou para o concorrente. Aqui, o conteúdo de qualidade é valorizado. Aqui, sabemos que o leitor gosta e vai ver, desde que o conteúdo seja de qualidade. 


Os melhores espaços na internet dispõe todos de atualizações por email de alguma forma. Todos eles têm uma lista de emails e estratégias para conseguir mais contactos, pois sabem qual é o verdadeiro peso do email marketing.

O email pode ser rentabilizado de diferentes formas

Não importa qual é o nicho de mercado que você está a trabalhar. Através da sua lista de subscritores, é fácil divulgar o seu trabalho. Suponhamos que vai lançar um novo produto digital, como um ebook por exemplo. Através da lista de subscritores, pode anunciar o pré-lançamento do ebook, convidando os seus seguidores a se manterem atualizados à espera do momento em que o ebook é oficialmente lançado. É uma excelente estratégia para manter o leitor junto a si. 


Arranjar um patrocinador ou vender newsletter é outra forma de rentabilizar a sua lista de subscritores. Perceba. Uma determinada empresa está em busca de blogues específicos para divulgar os seus produtos e dispõe de 1.000€ para investir num espaço, naquele que apresentar um melhor serviço. Na calha, fica o seu espaço e o espaço de um concorrente, mas você tem uma lista de seguidores interessante e o seu concorrente não tem. Pela maior facilidade em divulgar conteúdos que o seu espaço apresenta, a empresa ficará interessada em trabalhar consigo para divulgar os seus produtos. Uma vez que a divulgação terá email marketing incluído, os resultados certamente serão satisfatórios para a empresa, levando-a a prolongar o tempo que vocês trabalham juntos. 


Outra estratégia para ganhar dinheiro através de uma lista de emails são programas de afiliados. As empresas começam a ter noção que existem cada vez mais blogues, aderindo cada vez mais aos programas de afiliados. Novas portas vão ser abertas e novos nichos podem agora ser rentabilizados e explorados. Isso vai possibilitar que cada vez mais blogueiros possam aderir a programas de afiliados, criar uma lista de subscrições e mostrar os produtos afiliados misturados com o conteúdo que publicam. 


Se o leitor do seu espaço confia no seu conteúdo, então apresentar conteúdo ao seu leitor é a melhor forma de o convidar a adquirir os produtos dos seus afiliados. Se o leitor confiar no seu conteúdo e você apresentar produtos relacionados, o leitor vai adquirir esses produtos como se fossem seus. 

Os seus leitores ficam mais ligados a si 

Como já trabalho com email marketing há algum tempo, já posso tirar conclusões mais acertadas do que quando comecei. Nas redes sociais, nós partilhamos conteúdo, e este será mostrado uma vez ao leitor. Através dos emails, você pode assegurar que o leitor recebe o conteúdo, e que este esperará pelo leitor. Se o leitor não vir o seu email hoje, pode ver amanhã ou na altura que visitar o email. Em outra situação, ao ver o email que lhe foi enviado, o leitor pode entrar consigo imediatamente e de forma privada. Muitos leitores respondem aos emails que você envia através da sua lista de emails. 

my images

Gostou do artigo? Assine agora e receba todas as novidades por email gratuitamente

Após subscrever por email, receberá todos os conteúdos aqui publicados. O seu email não será divulgado a ninguém autorizado nem será utilizado para divulgar spam.
endereço de email
*
campayn