aldeiaminecraft

Click here to edit subtitle

Coisas que precisamos saber para criar um projeto de sucesso a longo prazo

Por esse mundo fora, existem excelentes mentes criativas capazes de criar os blogues mais espetaculares. Porém, criar um projeto de sucesso não é para todos. Nada impede que você mesmo seja um grande blogueiro, mas desde já fique a saber que é um caminho por vezes longo e traiçoeiro. Assim, decidimos reunir algumas coisas importantes que quem deseja ser um blogueiro de sucesso deveria saber. 

Ter sucesso a longo prazo significa trabalhar, e não esperar que o tempo passe

Procrastinar é uma das maiores barreiras não só para quem escreve blogues, como para quem trabalha em projetos. Tempo é algo que não volta atrás (pelo menos até inventarem a máquina do tempo). Isso significa que se, hoje, você deixar uma tarefa do seu projeto por fazer, amanha, o tempo que vai gastar nessa tarefa poderia ser usado com outra tarefa. A imagem seguinte consegue representar bem o que é o sucesso:

Podemos considerar o sucesso como uma bola de energia. Cada vez que realizamos uma tarefa relacionada, essa bola de energia vai aumentado. Porém, como uma lâmpada acesa, essa bola gasta energia, isto é, se não fizermos nada para a fazer crescer, ela vai diminuir. Procrastinar não é adiar o sucesso, mas sim, empurra-lo para mais longe.

Você vai experimentar e errar muitas vezes

O erro é fundamental no processo de aprendizado. E para se chegar ao sucesso, é preciso aprender muito mesmo, porque durante o caminho somos obrigados a tomar decisões. Lembro-me de ter criado uns sites antes de lançar a Teoria do Futebol. Lembro-me de lançar a Teoria do Poker algum tempo depois, com mais blogues pelo meio. E surgindo agora a Teoria do Dinheiro, já criei mais alguns. A verdade é que, para conseguir ter estes blogues online, experimentei alguns e acabei por eliminá-los. Foram experiências para criar blogues melhores.


Para quem não tem espaço para errar, pode sempre ter um trabalho fixo para pagar as contas enquanto vai trabalhando com blogues. Não é um processo mais lento, ao contrário do que muitos possam pensar. É um processo seguro, de mudança, porque quem não tem dinheiro para pagar as contas, não vai ter dinheiro para lançar projetos. Se for o caso, mantenha o seu posto de trabalho até chegar ao momento de seguir a sua carreira.

Está por sua conta e risco, e não depende da sorte

Somos habituados desde pequenos que a sorte nos resolve muitas coisas da vida. Tomar decisões, assumir riscos, ser corajoso perante o medo e insegurança, não será uma questão de sorte. 


Assumir projetos não significa ficar milionário. Esse pode ser um “prémio” mais lá para a frente, quando o seu projeto evoluir. Assumir um projeto significa assumir decisões quando toda gente tem soluções diferentes para tudo, mas ninguém assume a responsabilidade. 


Com o tempo, vão surgir questões frequentes, tais como “será que faço?”, “faço isto ou aquilo?” ou “é este o momento certo?”. Nesses momentos, toda a experiência que adquiriu é agora de extrema importância para continuar a fazer o seu projeto andar para a frente ou ficar por ali.

Aproveite o caminho percorrido

Alcançar um sonho assemelha-se ao percurso de um montanhista. Depois de escalar a montanha, pode festejar por um minuto, o seu sonho acabou e agora é hora de descer. Então, aquilo que devemos aproveitar é o percurso até aos nossos sonhos, não a realização deles.


Após alguns anos a escrever, reconheço que o que há de melhor não são as visitas ou o dinheiro que se ganha, mas aquilo que se aprende e que se evolui como pessoa. Criar blogues é uma excelente forma de estudar. Ter um blogue de dinheiro, um de poker e um de futebol não é por acaso. Não são os nichos que são explorados nesses blogues, mas o que podemos aprender com eles.


No que diz respeito a futebol, não é dar uns toques na bola ou uma tática que mais interessa, mas como se lidera pessoas, como se organiza equipas, como se treina jogadores, e para isso tudo, é preciso aprender como funciona a mente e corpo humano. Ao perceber futebol, podemos perceber a natureza humana, ficando mais preparados para liderar equipas, mesmo que não sejam de futebol, porque as ideias de liderar em futebol ou de liderar uma empresa se assemelham em muita coisa.


No poker, tornar-se um jogador profissional não significa ganhar muito dinheiro, ainda que o poker seja uma profissão do futuro e muito bem paga. Significa conhecer-se melhor a si mesmo, conhecer os seus pontos fracos e melhorá-los. 


E no dinheiro, sabendo que este é um mal necessário neste mundo, é preciso aprender a lidar com ele. Porque hoje, nada se faz sem dinheiro. Há razões para as coisas serem feitas, e não é só porque se gosta.

Saiba dizer não

Muita gente lhe vai dizer que o seu trabalho não terá sucesso. Isso acontece especialmente porque eles não têm os mesmos conhecimentos que você. Mas você pode ir mais longe ainda.


Em vez de se preocupar apenas em não acreditar no que os outros dizem acerca do seu projeto, pode muito bem ouvi-los e perceber o que faz falta à sociedade. Assim, pode deixar o seu projeto mais completo. 

Conclusão acerca trabalhar em projetos

Inovar, criar ou lançar ideias, não é para todos, nem para a maioria. E muito provavelmente, enquanto muitos vão julga-lo por não sair à noite porque fica a trabalhar no seu projeto, serão os mesmos que vão julga-lo quando chegar longe.


Mas não temos que nos preocupar com isso. Importa o nosso trilho e a nossa felicidade com os nossos projetos. Cada um é livre de escolher a forma como se sente bem. E quem se sente bem em construir algo, não há que criticar.

my images

Gostou do artigo? Assine agora e receba todas as novidades por email gratuitamente

Após subscrever por email, receberá todos os conteúdos aqui publicados. O seu email não será divulgado a ninguém autorizado nem será utilizado para divulgar spam.
endereço de email
*
campayn