Teoria do Dinheiro

Click here to edit subtitle

Mindset e Poker

Achamos interessante todos aqueles que pensam no Poker como um jogo de sorte. E mais interessante seria se todos eles jogassem os níveis mais altos. Mas, o que realmente precisamos compreender é que o Poker é um jogo da mente, aliás, um desporto mental, e assim deve ser visto. Muito dinheiro está envolvido no Poker, não como um vício, não como um negócio (porque não favorece os mais traquinas), mas porque é um jogo apaixonante, jogado por milhões de pessoas em todo mundo.

Na modesta opinião, já lá vai o tempo em que o poker era visto por inteiro como um vício total, em que se perdia a casa, o carro e a filha. Felizmente os tempos evoluem, e as pessoas vão se habituando a uma verdadeira realidade do jogo, onde quem mais trabalha mais pode vencer. 

Posto isto, se queremos ganhar dinheiro, temos que pensar o jogo como ele realmente é, e não por uma questão de sorte. Então:

1. Poker é um jogo de concentração

Um fraco ambiente em volta da mesa de jogo vai desviar as nossas atenções das situações de jogo, levando a más decisões que nos levam o dinheiro a longo prazo. Uma televisão ligada, separadores abertos, pessoas a falar, etc, tudo isso são distracções que financeiramente distinguem os jogadores perdedores dos jogadores vencedores. Então, a dica é, criar um ambiente ideal para o jogo, cortando as distracções.


Porém, a falta de concentração pode ter outras causas, como a incapacidade da própria mente em se manter focada no jogo, e se distrair facilmente com tudo menos com poker, mesmo às vezes se não houver nada para distrair. Muitas vezes, eu mesmo dou comigo a pensar em outra coisa e me esquecer do jogo que está à minha frente, e que preciso melhorar isso. 

2. É extremamente importante concentrar no agora

Grandes atletas, não importa o desporto, destacam-se pela sua capacidade de focar no pouco tempo que tem para realizar um jogo. Os melhores jogadores de futebol por exemplo, onde hoje como no Poker, exige-se inteligência às demais capacidades, cada jogo são 90 minutos. E os melhores jogadores mantém-se focados por 90 minutos a tomar as melhores decisões. A capacidade em focar naquilo que estamos a fazer agora aumenta em muito os resultados positivos.


No Poker, essa capacidade não pode passar ao lado. No Poker, visto que é um jogo primeiro de informações e depois de decisões, sabemos que as informações são incompletas, e por isso, as decisões não são possíveis de serem perfeitas. Aquele jogador que está constantemente a perder a atenção para a mesa que tem aberta, constantemente está a perder informações detalhadas acerca os seus oponentes. Talvez as suas decisões até sejam boas, fruto do seu conhecimento do jogo, mas não vão ser as melhores possíveis, porque este jogador não tem todos os detalhes possíveis para analisar antes de tomar cada decisão.


O foco do jogador está na forma como cada adversário joga, o que representam as apostas, em que posições joga, ranges, leaks e outros. Ao obtermos todas essas informações, estamos a tomar decisões melhor analisadas, aumentando o nosso lucro e diminuindo o risco que o jogo tem por natureza

3. A mente precisa de adaptar constantemente ao jogo de Poker

Existe mais uma razão para não se perder o foco no jogo. Não se pode jogar com um robot automatizado, porque ainda que as mesmas cartas saiam em duas mãos diferentes, não vão ser jogadas da mesma forma, porque a situação não é a mesma. Como nós não interagimos com as pessoas da mesma forma, não vamos jogar contra adversários da mesma forma no Poker.


Temos Par de Ases, estamos na fase intermediária de um torneio, alguém vai allin. Estamos na bolha do torneio, 3 vão allin, e nós, na bolha? Pagamos? Estas são duas situações simples, com as mesmas cartas, enfrentando allins adversários, mas em situações diferentes. Se não estivermos focados, não só deixamos passar informações e cometemos mais erros em determinadas situações, como não nos conseguimos adaptar da melhor forma a cada situação de jogo

4. O nosso foco ajuda a corrigir os nossos erros

Chegou ao fim da sessão e ganhámos dinheiro. isso são resultados, expressos por números, que não dizem exactamente se jogamos bem ou mal. Dizem apenas que a sessão correu bem. Podemos até ter uma sessão que correu mal, mas ganhámos dinheiro, porque jogámos mal e tivemos sorte. E podemos ter uma sessão que correu bem, mas tivemos azar e perdemos dinheiro.

Concluindo

Jogar Poker é uma sensação boa demais. Estudar, mais ainda. Através do estudo e da capacidade em se melhorar no jogo, jogar Poker não só pode ser uma profissão bem paga como um prazer em ser o próprio chefe em algo que se ama fazer. Mas, sem esquecer, o Poker é um jogo mental e deve ser visto como tal. Antes do dinheiro, é preciso trabalhar muito a nossa mente, tanto no conhecimento como na capacidade em se manter focado. Essa é a realidade do Poker, que precisamos aceitar, se queremos ser jogadores vencedores