Teoria do Dinheiro

Click here to edit subtitle

Média móvel e as suas aplicações

Lucrar regularmente na bolsa de acções não é pura sorte. Além do trabalho, combatemos o risco, procurando por tendências e ferramentas para ajudar a tomar melhores decisões e diminuir o risco. Trabalhar na bolsa de valores é um extensivo trabalho de análise, cuja análise correta ajuda a decidir melhor e a ganhar dinheiro. Uma dessas ferramentas é a Média Móvel, que nos ajuda a compreender as tendências de mercado. 

>>>Descubra também:  Drawdown - o que é e como usar? <<<

Como sabemos, a média de algo é o ponto de equilíbrio entre vários valores distintos. Por exemplo, a média de dez números diferentes representa o número que fica bem no meio de todos eles (mesmo que não exista nesses números). Para trabalhar na bolsa, utilizamos dados gráficos, e entre eles, a média móvel, que nos ajuda a prever a tendência. Nesse aspecto, vamos calcular a média dos preços atingidos nos últimos períodos determinados, e procurar uma média daquilo que está a acontecer, procurando, assim, por uma tendência.

A figura representa duas médias móveis (esta média está sempre a se mover, visto que está sempre a ser recalculada, criando um gráfico que acompanha determinado preço), em que a média azul está programada para 21 períodos e a média vermelha está programada para 9 períodos, que nos vai ajudar a tomar decisões com foco na tendência. 

A nossa média para 9 períodos é mais alta que a média para 21 períodos. Óptimo. Neste momento, a tendência é para crescer mais o gráfico, porque as duas médias móveis representam essa tendência. Importa que a média para 9 períodos esteja acima da média móvel para 21 períodos assim como ambas as médias estão em sentido ascendente. Este formato representa uma tendência para o preço subir mais, o que nos ajuda a tomar uma decisão com tendência para a compra. 

Em outra situação, a média móvel para 9 períodos encontra-se abaixo da média móvel para 21 períodos, além das duas médias se encontrarem em sentido descendente. Neste momento, a tendência é para que o preço diminua, o que nos ajuda a tomar uma decisão com tendência para venda.

>>>> Descubra também: Indicador MACD na bolsa de valores <<<<

Como ativar médias móveis na Etoro

O manual seguinte demonstra, passo a passo, como ativar as médias móveis nos gráficos, ajudando na nossa análise. 

Etapa 1: vamos abrir as ferramentas

Etapa 2: No menú Studies 2, abrimos Moving Average

Etapa 3: Definimos o período e cor para cada média 

Etapa 4:  Obtemos as nossas médias móveis e procuramos boas decisões

Notámos que, reparando no gráfico e nas tendências pelas médias móveis, houve aqui um bom momento para comprar. Porém, mais no fim, a nossa média móvel vermelha começa a tender para a descida, assim como os Candle estão a demonstrar uma diminuição do preço. Depois de um dia longo, este será um bom momento para fechar a nossa posição e guardar o lucro já obtido