Teoria do Dinheiro

Click here to edit subtitle

O link building e a sua real importância na internet

Existem basicamente quatro formas essenciais de conseguir mais visitantes para o seu espaço na internet: através das redes sociais, através da sua lista de contactos, diretamente por quem já segue o seu blogue ou através dos motores de busca. Um blogue que se preze pela sua qualidade consegue receber imensas visitas diariamente através destes meios de interagir com o leitor. Dessas quatro formas de mostrar o seu espaço aos seus leitores, em três delas, você basicamente continua ligado ou convida o leitor a vir ter consigo. Apenas uma atrai o leitor que procura o que você tem a oferecer: conteúdo de qualidade. 


Redes sociais e email marketing são duas ferramentas indispensáveis a blogueiros para divulgar os seus conteúdos. A vantagem desses dois meios de comunicação é a chamada pela atenção do leitor sempre que você faz uma publicação nova ou lança um novo produto.

Existem também aqueles seguidores fieis, já engajados com o seu blogue, que acessam diariamente em busca de novidades ou para rever os conteúdos que já foram publicados anteriormente. Porém, apenas o conteúdo de qualidade ajudará o leitor a ficar no seu espaço invés de partir para a concorrência. Mas uma coisa é chamar a atenção do leitor para o seu espaço. Outra coisa diferente é chamar a atenção do leitor para o seu conteúdo. Isso é feito através do Link Building


O que é Link Building?

Os motores de busca são uma excelente forma de conseguir mais leitores para o seu blogue de forma natural. Através das redes sociais ou da sua lista de contactos, o leitor apenas vai encontrar aquilo que foi partilhado de propósito para ele ver. Se nós formos para o Facebook procurar por fatos de treino para comprar, apenas vamos encontrar fatos de treino por empresas que usam as redes sociais para os divulgar. Se formos ao nosso email procurar por fatos de treino, a não ser que estejamos inscritos numa newsletter que nos envie esse tipo de produtos regularmente, não vamos encontrar nada. Eu por exemplo, não estou inscrito em nenhum espaço dedicado a fatos de treino, logo, não receberei nada no meu email. 


Essa é a vantagem dos motores de busca. Podemos encontrar o produto que queremos e não o que nos é mostrado propositadamente. Mas, para conseguir aparecer nos primeiros resultados dos motores de busca (isto é, os motores de busca entenderem que o seu conteúdo é de qualidade), precisamos de estratégias para melhorar a autoridade nesses motores de busca. Entre várias estratégias, o Linkbuilding é uma delas. Linkbuilding é a capacidade do seu blogue em ser linkado/ sugerido por outros espaços na internet. A lógica dos motores de busca é se o conteúdo do seu blogue tiver qualidade, então outros blogueiros vão falar e linkar para ele. É uma métrica para ajudar distinguir os blogues com melhor conteúdo dos blogues "mais fracos", com o propósito de mostrar melhores conteúdos aos leitores quando estes pesquisam algo. Isto faz lembrar as votações. Links são votos, e aquele blogue que for mais linkado, isto é, que será mais votado, aparece primeiro nas pesquisas do Google. 

Noções de SEO e de Linkbuilding 

Sabendo então que os motores de busca vão entender que o sue blogue é de qualidade através dos links que recebe, importa aprofundar um pouco mais o assunto e perceber como podemos trabalhar isso. Antigamente, a quantidade de links valia imenso. Como isso não era suficiente para mostrar os melhores conteúdos (porque era facil comprar links e ficar nos primeiros resultados), os motores de busca exigem agora que esses links sejam também de qualidade. É extremamente importante perceber o valor do conteúdo de qualidade para que outros blogues linkem para o seu blogue.

Copy/paste está fora de questão 

Existem várias razões para nem se atrever a copiar conteúdos alheios. Em primeiro lugar, copiar o conteúdo de um site grande significa que o conteúdo de qualidade é dele mas que você não está a acrescentar nada à internet. O leitor pode não perceber à primeira que se trata de conteúdo duplicado, mas os motores de busca depressa percebem isso, e vão deixar o seu blogue para os últimos resultados. Depois, é a imagem que você passa ao leitor do seu espaço. O leitor tem a necessidade de aprender, não de ver sempre o mesmo. Se ele já conhecer um blogue com o conteúdo original, continuará a seguir o blogue e não vai mudar para o seu. 

Seja original 

A internet ainda não está cheia. Há sempre espaço para conteúdo original. Os motores de busca precisam mostrar conteúdo aos leitores de acordo com o que eles precisam. Por exemplo se um leitor pesquisa por formas de ganhar dinheiro, provavelmente irá encontrar vários métodos milagrosos e 100% eficazes para fazer dinheiro. São conteúdos que em nada acrescentam o que o leitor realmente precisa. Porém, um determinado blogue apresenta melhores formas de fazer dinheiro. Será esse blogue que será seguido e recomendado pelo leitor noutros espaços na internet como fóruns por exemplo. A originalidade faz o leitor partilhar os seus conteúdos, o que ajuda a construir links em volta do seu blogue. 

Valorize o leitor 

O leitor não tem tempo para visitar todos os blogues. Ele apenas se vai manter atualizado através dos blogues que lhe oferecem conteúdo mais relevante. A melhor forma de valorizar o leitor é, portanto, exibindo os melhores conteúdos para ele. Se você for almoçar fora, não irá almoçar em dois restaurantes diferentes. Irá almoçar naquele restaurante que lhe oferecer uma ementa melhor e a seu gosto. Da mesma forma, você irá manter-se atualizado nos sites que lhe mostram conteúdo melhor, e você vai falar desses sites aos seus amigos. Os seus leitores tem exatamente o mesmo comportamento que você.


Pense assim. O Armindo é interessando em Poker e segue o Teoria do Poker porque gosta dos conteúdos que por lá são apresentados. Por isso ira falar desse site aos seus amigos com quem costuma jogar. Um deles, interessado em saber mais acerca Poker, visita o site, gosta e partilha-o no seu blogue pessoal. Como esse blogue é pessoal e tem conteúdos originais, o site de Poker acaba de ganhar um link natural, que o ajudará a subir nos resultados das pesquisas. 


Nem todos os utilizadores da net tem criatividade suficiente, seja para manter os seus blogues com conteúdos originais, seja para discutir em fóruns, ou para comentar em blogues e sites de notícias. Uma das formas de argumentar que eles têm é mostrar alguém batido no assunto para provarem as suas ideias. No meio de uma discussão de um assunto de poker, um leitor pode perfeitamente linkar para um site de poker para provar a sua teoria com um artigo já existente invés de ele mesmo escrever um artigo inteiro. Esse é o comportamento geral de muitos leitores na internet. Valorize-o, e ele irá mostrar os seus conteúdos noutros espaços. 

Nunca compre links, nunca

Comprar links já foi uma excelente estratégia para ganhar pontos nos motores de pesquisa mas não é mais. Links fáceis não tem valor porque o leitor não vai encontrar o que deseja. Suponhamos que a Maria está em busca de receitas para fazer bolos de chocolate. Num dos blogues que visitou, o receitasdebolosdechocolate.pt, esse blogue tem um link para um site de carros, o melhorescarros.pt, que comprou um link ao primeiro blogue. Bolo de chocolate e carros não tem nada a ver, e não conta como um link de qualidade para o site de carros. Como um link desse género pode influenciar os resultados do google e a mostrar piores resultados, o google penalizará esse blogue, fazendo-o descer nas pesquisas. Assim, a qualidade dos resultados do google está assegurada, impedindo que o leitor procure por outros motores de busca para navegar pela internet. 


No seu espaço online, o importante será sempre ter conteúdo original e de qualidade, que faça com que outras pessoas queiram mostrar o seu espaço. É uma das métricas utilizadas pelos motores de busca para mostrarem os resultados melhores aos leitores. A longo prazo, é mais importante focar no conteúdo e não nos resultados rápidos, porque resultados rápidos não terão valor nenhum passado algum tempo. 

Os leitores e os motores de busca 

Os motores de busca podem ser a melhor forma de rentabilizar um blogue. Não só porque atraem tráfego de forma natural, como ajudam os leitores a navegar pela internet com mais facilidade. Para quem trabalha com a internet, conhece as estratégias e sabe distinguir o conteúdo de qualidade do conteúdo mais fraco. Muita gente não sabe navegar pela internet com facilidade, porque não sabe distinguir os conteúdos. Os motores de pesquisa esforçam-se em exibir os melhores conteúdos para levar o leitor até aquilo que ele procura. 


Se assim não fosse, seria extremamente fácil criar programas falsos, distribuir vírus e usar os temas mais falados do mundo para atrair mais visitantes. Já imaginou o que seria um determinado blogue vender links a grandes sites de futebol, mas no seu espaço o único objetivo seria vender algo que não estava relacionado? Ou então, seria fácil um site de pornografia conseguir imensos links e aparecer nas primeiras pesquisas. O que o leitor ganharia com isso? 


Para a internet funcionar bem e ser um espaço seguro, os motores de pesquisa são obrigados a filtrar os conteúdos. Não só eles precisam fazer isso para ganharem dinheiro, como precisam manter a internet num espaço seguro para continuarem a ser espaços importantes. Se a internet deixar de ser um espaço seguro, os motores de busca e todos os sites de qualidade perdem espaço e aumentam as fraudes. Este é o principal argumento para os blogueiros contribuírem com conteúdo de qualidade.

Conclusão

Se está a criar um novo espaço na internet, pense seriamente em contribuir para o mundo da internet, para que ele lhe possa dar o seu contributo. Ser original e não usar batotas para dar os aconhecer os seus conteúdos será a melhor forma de interagir com os leitores de um modo geral. Sabemos que existem pessoas mal-intencionadas, e como tal o dever dos motores de busca é proteger os leitores dessas pessoas. Contribua para que a internet seja um espaço legal para todos os leitores, para que você a possa usar sossegado da vida. Obrigado.
my images

Gostou do artigo? Assine agora e receba todas as novidades por email gratuitamente

Após subscrever por email, receberá todos os conteúdos aqui publicados. O seu email não será divulgado a ninguém autorizado nem será utilizado para divulgar spam.
endereço de email
*
campayn