Teoria do Dinheiro

Click here to edit subtitle

Seja inteligente para ganhar dinheiro na bolsa

Reparo que trabalhar com a bolsa de valores não é brincadeira. A responsabilidade de cada um que trabalha diretamente na bola é gigante. Mas a possibilidade de ser livre de um emprego e um ordenado é verdadeira. Bolsa, Poker, apostas, tudo isso são mercados abertos aos utilizadores, porém todos eles tem determinados riscos associados que são precisos combater para se ser eficaz e lucrativo. 


As empresas também tem os seus riscos e os patrões têm a responsabilidade pelas suas empresas, assim como trabalhar por si mesmo é como ser patrão da própria empresa. Também é desafiante controlar o risco, o que acaba tornando numa paixão e vontade de querer aprender mais. Mas, para não cometer erros nem "suicídio financeiro", convém ser inteligente em alguns aspetos.

Capacidade de análise

Não queremos que se iludam com a ideia de ganhar dinheiro com a bolsa de valores. Isso é realmente possível, mas tem o seu risco associado. E, como tudo na vida, nos dias de hoje, tudo tem o seu risco associado. Importa adquirir bons hábitos de observação e análise. Esta é a base das decisões. Sempre que somos maus observadores e maus analistas, a probabilidade de tomar más decisões é superior. No que diz respeito à bolsa, cada vez que somos avisados acerca do risco que corremos, é em parte a isto que nos referimos. Entrar na bolsa, com a ideia de ganhar dinheiro, sem, no mínimo, distinguir nada de um gráfico, é meio caminho andado para correr um risco grande de perder dinheiro. Precisamos estudar, precisamos aprender, precisamos praticar com a conta virtual oferecida pela Etoro, com dinheiro virtual, para adquirir experiência. O dinheiro, esse vem depois

Paixão pela arte

Se você fizer algo que ama, não está a trabalhar, está a divertir-se. e ganhar dinheiro em algo que não dá trabalho é um sonho de muitos. A bolsa de valores oferece essa possibilidade, mas alcançar um nível alto é realmente difícil e trabalhoso. Pudera, alcançar o nível artístico em qualquer profissão é trabalhoso.

Trabalhar na bolsa não tem salário. Ou então podemos retirar um determinado valor para nós todos os meses. Mas, é um trabalho com altos e baixos. Uns meses ganhamos mais, outros ganhamos menos, e outros até perdemos dinheiro. É perfeitamente normal, e são fatores que não podemos controlar. Mas, com paixão, trabalho todos os dias e esforço em aprender, podemos diminuir as percas e aumentar os ganhos. Perder mil dólares num mês não é nada, quando somos capazes de tomar decisões lucrativas com frequência e ganhamos em média dois mil dólares por mês. Aconteceu. É a bolsa.

Psicologicamente fortes

Salários são garantias de dinheiro no fim do mês. Podemos comprar uma casa, criar filhos e um carro. Podemos fazer uma vida normal. Porém, é só um salário, depois de um mês árduo de trabalho, tanto no emprego como a poupar. Mas funciona como uma segurança para as despesas. Lançar o seu próprio projeto é outro tipo de desafio. Está um nível acima do trabalho assalariado. As condições são outras. No aspeto financeiro, há mais liberdade (quando o projeto é suficientemente bom), assim como existe a oportunidade de trabalhar em algo pelo qual somos apaixonados. A outra face da moeda são os desafios que aparecem quando menos esperamos. Nem sempre há momentos bons, ainda que façamos o nosso melhor todos os dias. Há muitas variáveis que não controlamos, e, por isso, não podemos eliminar o risco por completo, ainda que as nossas decisões sejam as melhores. É assim no Poker, como na Bolsa, como na vida. Somos demasiado pequenos para controlar o que quer que seja no universo. Nas nossas vidas temos algum controlo apenas. Assim, cada vez que caímos, levantamos novamente e pronto. Aconteceu. Fizemos o nosso melhor, mas aconteceu. Havia 10% de risco, e desta vez entrámos realmente dentro dessa margem. 


A vantagem em ser psicologicamente fortes é continuar a tomar boas decisões, independentemente do que quer que seja. Quando corre mal, apenas aceitamos e continuamos o nosso percurso. Perder uma vez, qualquer um pode perder, mas só os psicologicamente fortes vão continuar a tomar boas decisões e a ganhar no longo prazo.

Controlo disciplinado do próprio dinheiro

O Poker tem uma má imagem para quem não o conhece. Mas na verdade, o Poker é um dos melhores exemplos práticos que nos mostra quanto vale controlar a própria banca. Determinados empregos associados ao risco não são fáceis de manter. A bolsa de ações e o Poker são dois empregos desse tipo. Para muitos, são paixões, são liberdade. E os profissionais de ambos, sempre avisam que, para continuar a fazermos o que gostamos, precisamos gerir o dinheiro corretamente, visto que somos os nossos patrões.


Por exemplo, imaginemos que temos dinheiro para um ano, mas fomos descuidados e gastámos 70% desse valor desnecessariamente. Agora, não temos mais segurança financeira, e temos o emprego dos sonhos em risco de terminar em breve. Não porque deixamos de jogar bem, mas porque gastamos dinheiro a mais, em níveis de jogo mais elevados, e bastou uma queda para ficar quase limpo.


Não seja disposto a  ultrapassar os seus níveis de gasto quando não está realmente pronto para o fazer. Seja controlado, mantenha o seu nível, tanto o nível de jogo no poker como o investimento nos mercados. Certamente manterá o seu emprego dos sonhos por muito mais tempo

Coragem. Não estupidez, mas sim, CORAGEM

Experimente falar de Poker ou ações a um amigo. Provavelmente, o seu amigo irá criticar. Procure por cursos que ensinam em "30 dias como negociar na bolsa" ou "como ganhar dinheiro no Poker". Todos eles têm as mesmas promessas e o mesmo conteúdo, e além de ser pago em alguns casos, não é relevante. Se os seus amigos não sabem orientá-lo corretamente, também não se deixe levar por cursos intensivos "de 30 dias". Nesse aspeto, somos muito críticos.


O facto é, que não vamos encontrar com facilidade pessoas dispostas ou conhecedoras deste tipo de trabalho, ainda que seja um trabalho como qualquer outro. Na maioria dos casos, é ainda mais difícil que o trabalho assalariado. Não há salário fixo, não podemos ceder a emoções, temos que controlar a própria banca, e trabalhar (isto é estudar, aplicar-se em frente ao computador, procurar por profissionais dispostos a ensinar mais, estudar, adaptar-se, se ainda não disse, estudar mesmo, etc), entre outras tarefas importantes. Não sejamos estúpidos em investir tudo o que temos em algo para o qual não estamos preparados. Mas sejamos corajosos em trabalhar todos os dias, melhorar todos os dias, e um dia, mudar de vida.

Contactos, de preferência, de qualidade

Não gosta do seu emprego? Deseja mudar em emprego? Procure por empregos. Encontrará outro emprego, igual, com o mesmo salário e as mesmas condições. Vamos reformular a pergunta: não se encontra feliz? Deseja mudar para algo que o deixe mais feliz? Procure por oportunidades. Existe uma grande diferença entre oportunidades e emprego. E a melhor forma de encontrar oportunidades é conhecer pessoas. As pessoas precisam sempre de alguém disposto a as ajudar a crescer na vida, ou seja, procuram por pessoas qualificadas que as possas ajudar. Em troca, estão dispostas a dar oportunidades de crescimento. É como uma relação, onde ambos crescem mutuamente.


Como foi explicado num parágrafo anterior, não não amigos que não acreditam nem cursos rápidos que vão-lhe ensinar o que quer que seja ou abrir oportunidades para crescer. São pessoas, são profissionais que o vão fazer. E, para entrar na bolsa, nada melhor que começar a aprender rapidamente com alguém que realmente conhece, criando assim uma base sólida desde início e evitando correr erros desnecessários. 

Por último, mas mais importante que tudo: paixão por sí mesmo

Nada é mais importante na vida do que você mesmo. Esqueça que existe uma zona de conforto e relaxe. Descanse, pense, reflicta bem e compreenda o que deseja para si mesmo e o que gosta. Não se iluda com os ganhos de alguns mestres bolsa de valores. O caminho até chegar ali não foi fácil. Não seja mais um no mundo. Seja você. Não queira ser rico. Procure ser feliz, só isso. E os resultados acabam por aparecer