Teoria do Dinheiro

Click here to edit subtitle

Indicador MACD na bolsa de valores

Óptimas leituras e óptimas análises originam óptimas decisões. E óptimas decisões originam lucro. Então, quando valorizámos o tempo em estudo e análise, adquirimos conhecimentos e dados para tomar decisões cada vez melhores, aumentando o nosso capital. Estudar, importa, e importa muito.

MACD (Moving Average Convergence Divergence)

É um popular indicador utilizado para realizar análises técnicas, criado por Gerald Appel nos anos 60. Este indicador calcula médias móveis e interpretamos a sua divergência e convergência para escolher os melhores momentos para compra e venda na bolsa de valores. 

Na figura, que representa o MACD, temos uma linha preta, que representa o MACD, uma linha vermelha, que representa a linha de sinal, e o histograma representado pelas colunas verdes e vermelhas

Linha MACD

Para calcular esta linha, utilizamos duas médias móveis exponenciais. Sendo uma de longo prazo e outra de longo prazo. Geralmente, as médias móveis exponenciais são compostas por 26 e 12 períodos respectivamente, e subtraímos os valores obtidos na média de longo prazo aos valores obtidos na média de curto prazo. Não precisamos fazer estes cálculos, pois a Etoro já os faz sozinha e representa o gráfico correctamente, como veremos neste artigo. 


O resultado destes cálculos indica a tendência para o que poderá se suceder. Assim, sempre que os cálculos forem maior que zero, a linha MACD aparecerá acima da linha 0 no gráfico, representando tendência para crescerem o valor da acção que estamos a estudar. Quando o contrário acontece, ou seja, resultado negativo, a linha aparecerá abaixo da linha 0, indicando tendência para descida da acção correspondente. 

Linha de sinal

A Etoro também calcula esta linha. Esta linha é o resultado do calculo da média móvel exponencial de 9 períodos da própria linha MACD, e reage mais lentamente que a linha MACD. A interacção da linha de sinal com a linha MACD ajudará a indicar teoricamente os melhores momentos para compra e venda.

Como funciona a interação entre as duas linhas

Há sempre alguém a comprar e alguém a vender. Quando há mais gente a comprar, os preços tendem a subir, assim como ambas as linhas. A linha MACD move-se mais rapidamente e em algum momento pode cruzar a linha de sinal. Quando isso acontece, será o momento para comprar (representado a vermelho na figura). Pelo contrário, quando há mais gente a vender, ambas as linhas vão descer, e assim que a linha MACD cruze a linha de sinal, será o momento ideal para venda (representado a azul).

Histograma MACD

As barras podem auxiliar a realizar uma leitura ainda mais eficaz do gráfico. Quando subtraímos a linha MACD pela linha de sinal, obtemos um valor representado pelas barras, que indicam a distância entre as duas linhas. Quando as barras estão acima de zero, representam uma tendência crescente, e quando estão abaixo, representam uma tendência decrescente. A sua cor, representa o sentido em que se movem as linhas uma em relação à outra. Quando as barras tem cor verde, representam que a linha MACD está a crescer mais do que a linha de sinal, representado uma tendência para a subida. Quando estão a vermelho, representam a linha MAC a decrescer da linha de sinal, significando uma diminuição na tendência crescente.

Nem sempre as linhas e os preços tem o mesmo comportamento. Porque?

Estas linhas ajudam a procurar tendências. Por vezes, os preços não oscilam na mesma forma que as linhas MACD e sinal. Nesse momento poderemos estar perante uma nova tendência, pelo que convém observar atentamente e averiguar se vale a pena efectuar qualquer ação como vender ou comprar

Sinais produzidos pela interação com a linha central

O nosso objetivo será sempre procurar por momentos ideais para comprar e vender. Não o devemos fazer apenas por acaso. Devemos observar bem cada gráfico e decidir bem se devemos ou não, vender/comprar. O gráfico seguinte mostra o MACD em conjunto com o preço de determinado produto, que podemos encontrar na Etoro:

Podemos reparar que, sempre que a linha MACD está acima da linha central, a tendência é a subida de preço, apesar das variações. 

Como ativar o MACD na Etoro

O manual seguinte demonstra, passo a passo, como ativar o MACD nos gráficos, ajudando na nossa análise.

Etapa 1: acedemos ao Menu das ferramentas

Etapa 2: no menu Studies II, seleccionamos MACD

Etapa 3: definições do MACD (geralmente não é necessário alterar)

Etapa 4: o MACD será representado abaixo do gráfico de preços

Não se esqueça de, além de utilizar o MACD para ajudar a decidir melhor, utilize também outras ferramentas de apoio, como a média móvel. Mais e melhores ferramentas ajudam a tomar mais e melhores decisões