aldeiaminecraft

Click here to edit subtitle

Importância de criar um modelo de negócio

Existe uma diferença muito grande entre gerir o nosso dia-a-dia ou gerir um grupo de trabalho/empresa. Nos nossos afazeres diários, fazemos pequenas tarefas temporárias, o dia chega ao fim e pronto. Porém, para liderar um projeto, é completamente diferente do que estamos habituados. Liderar um projeto é uma tarefa a longo prazo, cujo o que foi feito e o que se deseja fazer (bem como fatores externos) vão influenciar imenso no que vamos fazer hoje pelo projeto.

Um modelo de negócio vale como uma lei interna do seu projeto, para o qual dirige o funcionamento da empresa e o comportamento dos seus colaboradores. Isto quer dizer que, a partir do seu modelo de negócio, há um produto que será trabalhado, divulgado e vendido, como forma de gerar receita e fazer o negócio crescer. Esse modelo é um ponto de partida para a forma como a empresa funciona.

Num modelo de negócios, aquilo que procuramos construir para organizar a empresa é a estrutura que fará o produto chegar ao cliente final. É a organização da sua empresa, descrita em papel, de onde partem as ideias gerais para realizar tarefas que ajudem o seu produto a ser mais vendido.

Por exemplo, uma nova empresa quer lançar um novo telemóvel para o mercado. Para que esse produto seja apresentado a possíveis novos clientes, o produto tem que ter um valor, a empresa que ter uma forma de divulgar o produto consoante o mercado e tem que ter uma forma de o produzir. Depois disso, será criado o telemóvel, será divulgado e comprado pelos novos clientes. Mais tarde, a empresa precisa continuar a conquistar clientes, divulgando novo produtos relacionados com a imagem que a empresa lançou no mercado.


No mesmo sentido, ao criar um blogue com o objetivo de rentabilizá-lo, muitos blogueiros não conseguem ganhar dinheiro porque o seu blogue não tem um modelo de negócio de onde parte o trabalho.


Vamos supor que o João Campinas Ferreira, nome fictício, criou um blogue, e nele partilha apenas as suas opiniões pessoais e pensamentos, utilizando anúncios Adsense para o rentabilizar. O seu modelo é extremamente simples. Não vai ganhar dinheiro com o mesmo, porque o mundo (mercado), não quer saber das opiniões dele para nada. Caso ele fosse famoso, como a sua pessoa tem uma imagem no mercado, as suas opiniões contavam muito mais e o seu blogue era mais fácil de rentabilizar.


Em outro exemplo o José Zacarias, também tem um blogue de opinião, usa o Adsense para o rentabilizar, mas em vez da sua opinião pessoal ou filosofia de vida, o José opina acerca fatos que acontecem no mundo diariamente, sendo bem criativo quando o faz. Dessa forma, está a criar uma imagem positiva do seu blogue com o leitor, que o acaba por segui-lo. Está a divulgar os seus produtos (opiniões) com uma razão para o leitor adquirir esses “produtos” que lhe são apresentados. Conseguindo assim muitas visualizações, consegue fazer o seu blogue render dinheiro através do Adsense

O seu produto precisa ter uma razão para ser vendido

Um produto, para ser comprado pelo consumidor, precisa apresentar uma razão para ser comprado. Um exemplo prático e atual, são os smartphones. As pessoas compram smartphones, porque tem acesso à internet, podem ver vídeos, filmar ou tirar fotos, telefonar ou mandar mensagens para os amigos, e fazer um monte de outras coisas. São muitas razões que fazem as pessoas comprar esses produtos. 


Uma camisola com a marca da Adidas ou Nike tem muitas mais razões para ser comprada do que uma camisola simples. O Status que oferece a quem a usar será muito maior do que uma camisola simples. Um carro de alta cilindrada pode ser vendido muito mais caro do que um carro normal, porque tem mais potência. Uma aplicação para telemóveis com receitas de cozinha tem mais razões para ser baixada pelos utilizadores do que uma aplicação que ensina a fazer a sua cama (por exemplo).

O seu mercado terá que ser explorado corretamente

Os blogueiros falam muito em nichos de mercado. O seu blogue é acerca o que? Futebol? O nicho do seu blogue é o futebol. É a comunidade de leitores apaixonados pelo futebol que esse blogue explora.


Para vender o seu produto, terá que o vender num mercado que esteja interessado nele. De que serve criar um blogue de futebol e vender peças para carros dentro do mesmo? Até pode render alguma coisa, mas quem é que vai “abrir um restaurante e vender roupa lá dentro”?


Para divulgar um produto, procure divulgar dentro do mercado relacionado com o mesmo. O seu modelo de negócios deve prever como se comporta esse mercado e como esse produto irá ter valor dentro desse mercado.


Por exemplo, falando de construção civil como mercado e de martelo como produto. O martelo deverá ser ágil para trabalhar, leve quanto possível, mas adequado para a cada tarefa.

O seu trabalho terá que ser divulgado

O cliente em potencial nunca poderá conhecer um novo produto se este não lhe for apresentado. Não me refiro a publicidade, mas a divulgação. Publicidade é apenas uma entre muitas formas de divulgar produtos.


Sabendo que existe um mercado e uma necessidade dentro desse mercado, a empresa criará um produto para esse mercado, mas terá que o colocar dentro do mesmo, para que o produto seja vendido. Pelas redes sociais, pelos parceiros, fazendo publicidade, através do seu blogue, ou de outra forma qualquer, uma apresentação do seu produto tem que chegar às mãos do cliente em potencial.


Imagine que a Apple lança um novo Ipad, mas não o divulga. Como vão os apaixonados pela empresa saber que há um novo produto? 

Conclusão

Quem deseja realmente criar um projeto e torna-lo rentável, terá que ter ideias lógicas. Não adianta inventar a nova ferramenta do século e esperar que as pessoas a descubram. Um projeto, para crescer, tem que ter uma forma de trabalhar associada. Não existe a sorte quando não se busca uma forma de fazer as coisas.

my images

Gostou do artigo? Assine agora e receba todas as novidades por email gratuitamente

Após subscrever por email, receberá todos os conteúdos aqui publicados. O seu email não será divulgado a ninguém autorizado nem será utilizado para divulgar spam.
endereço de email
*
campayn