Teoria do Dinheiro

Click here to edit subtitle

Como analisar na Etoro utilizando bandas de Bollinger

Trabalhar com a bolsa de ações não é nada de impossível. Nem todos tem o mesmo tempo para negociar, mas não precisam ter todo tempo do mundo. Basta se adaptar e trabalhar consciente e disciplinadamente para ganhar dinheiro Ser Trader a tempo parcial pode ser uma excelente forma de conseguir ganhar dinheiro extra, sem que seja preciso falar com qualquer pessoa. Apenas precisamos ficar no nosso sítio, descansados e negociar, seja por computador seja por telefone.


Hoje em dia é também mais fácil negociar, não só pela facilidade de acesso, como pelo conteúdo disponível para aprender, assim como a oferta de contas com dinheiro fictício para experimentar se gostamos e se compreendemos como funciona o mercado. A Etoro permite trabalhar com essa conta sem que seja necessário fazer um depósito. 

Utilize as Bandas de Bollinger para ajudar na sua análise

As bandas de Bollinger são uma ferramenta interessante que nos ajuda a compreender melhor quais são os limites que determinado valor de uma ação pode bater. São formadas por duas médias móveis e indicam a volatilidade, assim como ajudam a prever os topos e os fundos de determinado preço. 


Os preços tendem a subir e a descer e, com o tempo, saem fora de um padrão. Assim, não há um topo nem um fundo efetivos. As bandas de Bollinger auxiliam a encontrar esses topos e fundos consoante o preço de qualquer ação sobe ou desce. Consiste em duas linhas, como na figura, uma acima do preço e outra abaixo.

Se repararmos bem, os preços da ação ficam mais de 90% do tempo dentro das bandas. Então, importa interpretar bem como funcionam essas bandas e aprender a decidir a partir dessa análise. 

Como interpretar as Bandas de Bollinger?

Por vezes, as bandas de Bollinger estão mais afastadas, e noutros casos estão mais próximas. Quando estão mais afastadas (a vermelho), significa que há um grande desequilíbrio entre a venda e a compra, ao mesmo tempo que o preço acompanha uma queda ou subida maior. Quando são mais próximas (a verde), significa que existe uma demanda entre venda e compra mais equilibradas. Sempre que as duas bandas estão muito próximas, o preço pode estar perto de abrir uma tendência. Quando há bastante gente a vender e a comprar, os preços estão à espera de bater um limite. Quando isso acontece, abre-se uma tendência nova e o preço sobe bastante ou desce bastante. 

Na figura, sempre que as bandas se aproximam, poderemos estar realmente próximos de um grande movimento de preço. Em palavras simples, entre guerra de compradores e vendedores, alguém vai sair a ganhar a guerra, e o preço assume uma nova tendência. Na figura, indicamos alguns momentos quando as bandas se aproximam e o rápido movimento de preço que aconteceu em seguida.

Em outro exemplo, sempre que o preço fecha fora da banda e no candle seguinte fecha dentro, geralmente há uma inversão da tendência. Na figura seguinte, encontram-se, a azul, momentos quando o preço seguiu este padrão e realmente inverteu a tendência de subida/descida. A vermelho, casos raros em que lucro poderia ter sido extraído. 

Podemos reparar também que, quando o preço se mantém fora de uma das bandas, de seguida terá uma tendência contrária. Será, então, uma boa altura para estar atento e à espera para comprar/vender, visto que, a qualquer momento, o preço volta para dentro, como visto na figura anterior.

Como ativar as Bandas de Bollinger na Etoro?

A Etoro disponibiliza muitas ferramentas, gratuitamente. Também temos a Retração de Fibonacci, a Média Móvel e o Indicador MACD

Selecione as opções

Nos "Studies 1", selecione "Bollinger Bands"

Crie as suas Bollinger Bands. Geralmente, utilize 20 períodos

Artigos similares

Como analisar na Etoro utilizando bandas de Bollinger