Teoria do Dinheiro

Click here to edit subtitle

Drawdown - o que é e como usar?

Para copiar pessoas, não devemos procurar apenas pelo lucro que elas estão a ter. A análise deve ser mais profunda e mais cuidada do que apenas uma vista de olhos. Copiar pessoas firmadas no mercado é uma estratégia interessante e disponibilizada pela Etoro, que ajuda muitos traders novatos sem experiência a ganhar dinheiro com baixo risco. Copiar pessoas é uma boa estratégia para começar no mundo da bolsa, deixando a responsabilidade do seu dinheiro para alguém já experiente, o que ajuda bastante a diminuir a frequência de erros. 


Não significa que erros não possam ser cometidos. Ninguém está livre de os cometer, e por isso existem métricas que ajudam a perceber o perfil de quem queremos copiar. Uma dessas métricas é o Drawdown

A Etoro não gosta de criar surpresas desagradáveis aos seus utilizadores e apresenta esta métrica quando visitamos o perfil de alguém, para ajudar a perceber qual é o risco associado provável ao seguir determinado trader. O Drawdown nunca é positivo, pois representa sempre uma perca nos lucros da pessoa em questão. 

O gráfico apresenta determinados momentos em que o trader representado está a perder dinheiro. Isto é representado pelo drawdown máximo no período de um ano. A Etoro calculou o drawdown  anual de 7.94%, o que representa, este trader pode perder aproximadamente 8% do seu capital em determinado período durante o ano. Podemos interpretar de outra forma: ao copiar este trader, podemos perder 8% em determinado período, da mesma forma que ele perde o mesmo valor, ainda que mais tarde volte a ganhar dinheiro. Isto é perfeitamente normal. No Poker, o mesmo acontece e é designado por downswing. São momentos em que as nossas decisões são boas, mas por variáveis que não controlámos, perdemos dinheiro. Esta é uma boa forma de representar o risco. 

Drawdown diário, semanal e anual

Uma opção ainda mais vantajosa oferecida pela Etoro quando queremos copiar alguém, é a possibilidade de saber o drawdown diário e semanal além do anual. Investir em pessoas na Etoro equivale a efetuar movimentos no mercado de ações. Apenas estamos a deixar que alguém decida por nós, o que pode ser feito com o nosso dinheiro. Então, convém saber exatamente quem copiamos, e qual o risco que a pessoa corre diariamente e semanalmente. Não significa que vamos copiar a pessoa por anos. O mais certo é copiar a pessoa em dias ou semanas. Sabendo qual é o risco das decisões da pessoa durante o dia, ou durante a semana, ajuda a selecionar os melhores traders disponíveis, e com isso deixar alguém usar o nosso dinheiro com mais conforto e segurança

Quando decidimos deixar alguém usar o nosso dinheiro, existe sempre o risco que aconteça algo contrário ao queremos - a perca de dinheiro - e por isso convém estar preparado. O mercado de ações pode ser uma porta para ganhar um salário extra. Também pode levar o salário do mês e nos deixar numa situação mais chata. O certo é que podemos estudar e aprender mais para diminuir o fator de risco, além de controlar mais variáveis para gerar lucro. O que não vai acontecer é controlar todas as variáveis. Se não está disposto a aprender e a realmente gostar de melhorar na bolsa de valores, decididamente, não invista.