Teoria do Dinheiro

Click here to edit subtitle

Porque podemos ganhar mais com a alavancagem?

No momento que redigimos este artigo, o preço de cada Bitcoin estava a 9630.87. Vale, realmente, muito dinheiro e neste momento não é qualquer um que se apresenta com muito dinheiro para comprar algo com todo esse valor. Porém, os brokers tem ferramentas que ajudam a comprar coisas mais caras com o mesmo dinheiro. E, quanto dinheiro precisamos, atualmente na nossa conta etoro, para comprar bitcoins? 

Em ambos os exemplos, dispomos do mesmo valor para investir. Utilizamos o valor de 1 Bitcoin ao preço atual para exemplificar. Com o mesmo valor (9624 dólares), tanto podemos comprar uma como duas Bitcoin. A diferença entre os dois casos diferentes é a alavancagem utilizada. No segundo exemplo, podemos comprar o dobro com o mesmo dinheiro, porque estamos a multiplicar a nossa aposta. 


A alavancagem, por definição, é um empréstimo feito pela broker em utilização, este caso, pela Etoro no momento que abrimos uma posição. Assim, quando abrimos uma posição, a Etoro emprestará dinheiro para abrir uma posição maior do que aquela que seria possível abrir com o nosso dinheiro. Isso significa que, em vez de abrir uma posição no valor de uma Bitcoin, podemos abrir uma posição com o valor de duas Bitcoin, utilizando o mesmo dinheiro. 

Benefícios da alavancagem

Se as nossas análises são boas, podemos abrir posições que vão rentabilizar o nosso dinheiro. Assim, se não temos dinheiro para abrir uma posição no valor de uma Bitcoin, podemos alavancar e abrir uma posição que vale duas Bitcoin. Com isso, após uma boa análise da nossa parte em relação à Bitcoin, se abrimos uma posição em comprar  e a Bitcoin sobe, o nosso lucro será o dobro daquilo que ganharíamos se a nossa posição valesse apenas uma Bitcoin. Logicamente, estamos a comprar duas Bitcoin, ao preço de uma. O nosso lucro, será o dobro.

Riscos da alavancagem

Se, aumentámos o benefício, também aumentamos o risco. Se podemos ganhar o dobro, também podemos perder o dobro. O valor da nossa posição será sempre o valor que investimentos multiplicado pela alavancagem. Neste caso, ao utilizar a alavancagem x2, além de poder ter o dobro do lucro em relação a uma posição normal, podemos ter o dobro do prejuízo. Em determinados casos, encontrámos alavancagem x30, ou seja, podemos ganhar trinta vezes mais, como perder trinta vezes mais. Alavancar pode multiplicar os lucros, assim como as percas. Por isso, importa estar bem ciente do valor da alavancagem e usar com experiência. Utilizadores amadores podem cair no erro em pensar que vão ganhar muito, quando na verdade vão perder muito capital, e em alguns casos, acabar com a conta a zero.

Como minimizar o risco

O risco nunca pode ser totalmente eliminado. Nunca lhe vamos esconder isso. Mas pode ser diminuído. A Etoro disponibiliza outras duas ferramentas: Stop Loss e Take Profit. Quando abrimos uma posição, temos a possibilidade de utilizar as duas ferramentas:


Stop Loss: é o limite de percas máximo. Se uma posição aberta atingir o prejuízo determinado, a posição se fecha automaticamente, evitando perder ainda mais do que já perdemos

Take Profit: é o limite de ganhos máximo. Se uma posição aberta atingir um certo lucro, a mesma posição se fecha automaticamente, garantindo o lucro que pretendemos obter quando abrimos a posição. 

Taxas de Overnight

Ao utilizar a ferramenta, está também a pagar uma taxa para abrir uma posição muito maior com o mesmo dinheiro. A Etoro pratica uma taxa de Overnight, disponibilizada ao mesmo tempo que abrimos uma posição. Ao clicar aqui, podemos aprender a calcular essa taxa, se bem que, antes de abrir uma posição a taxa é sempre exibida, como na figura ao lado.


O que nos importa aqui, é mostrar a verdade acerca das brokers como a Etoro. É verdadeiro o facto que podemos ganhar dinheiro através de dinheiro, sem sair de casa ou a partir do nosso smartphone, e sem o vizinho saber. Como também é verdadeiro o risco associado. Não é preciso ter medo. Existe sempre a conta demonstração, com dinheiro virtual, para experimentar e cometer erros.